4 Alimentos que Atrapalham a Perda de Peso no dia a dia



Alimentos ricos em açúcar


Ingerir açúcar em excesso é um dos grandes males da sociedade contemporânea. No Brasil, pesquisas revelam que o brasileiro consome 140 gramas por dia, uma quantidade muito maior do que a indicada. O ideal é que se consuma entre 6 e 9 colheres, dependendo do sexo do indivíduo. O açúcar é um alimento que possui alto valor calórico, mas com poucos nutrientes. Por isso, seu consumo deve ser moderado. Para perder peso, é essencial que se corte esse elemento da dieta. A sua ingestão em excesso está relacionada a várias doenças, principalmente cardíacas – o açúcar se torna gordura no sangue –, e ao aparecimento da diabetes.


Onde pode ser encontrado: molhos prontos industrializados, refrigerantes, pães, bolachas recheadas etc.


Alimentos ricos em sal


Outra preocupação mundial no que se refere à saúde da população diz respeito à ingestão exagerada de alimentos ricos em sal. O alarme é tão grande que a Organização Mundial de Saúde (OMS) chegou a divulgar um manual com orientações sobre a quantidade ideal para consumo. O excesso de sal está relacionado a problemas na pressão arterial, agravando os quadros de hipertensão. Apesar de não ser rico em calorias, faz com que você ganhe peso. Isso porque auxilia o organismo a reter água, aumentando a massa corporal. Por isso, tão logo você corte o sal da sua dieta, os quilos serão perdidos aos poucos.

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Onde pode ser encontrado: macarrão instantâneo, cereais matinais, molho de soja, presunto etc.


Alimentos ricos em farinha branca


A farinha branca está presente na maioria dos alimentos que consumimos no dia a dia. Por isso, cortá-la da dieta é um desafio e tanto. Ela é pobre em nutrientes, e isso acontece porque, em seu processo de refinamento, a maior parte das propriedades benéficas desse produto não é aproveitada, como as fibras. A sua ingestão em excesso é prejudicial para quem deseja perder peso: seu alto índice glicêmico aumenta a taxa de glicose no sangue e causa diversas doenças. Também gera compulsão alimentar, pois não dá a sensação de saciedade para quem dela se alimenta. A dica é substituir os alimentos feitos com farinha branca por aqueles feitos com farinha integral, ricos em fibras.


Onde pode ser encontrado: pães, bolos, pizzas, biscoitos, macarrão etc.


Alimentos ricos em gorduras


Os alimentos ricos em gordura não são todos maléficos à saúde. Isso porque existe uma gordura boa, chamada de insaturada, encontrada em alimentos de origem vegetal, como abacates, olivas etc. A gordura que faz mal à saúde é proveniente de alimentos industrializados, as chamadas hidrogenadas ou saturadas. São as famosas gorduras trans. Elas são responsáveis pelo aumento de colesterol ruim (LDL) e diminuição do colesterol bom (HDL) no sangue. Além disso, contém grande quantidade de calorias e é responsável por muitos casos de obesidade. Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) conseguiu aprovar uma norma em que os fabricantes de produtos alimentícios devem especificar a quantidade de gordura trans utilizada na fabricação de seus alimentos.


Onde pode ser encontrado: refeições congeladas, bolachas recheadas, margarina, chocolates em barra, batata frita, pipoca de micro-ondas, bolos industrializados, sorvetes etc. Até a próxima postagem!

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