6 Dicas para uma Alimentação Saudável

6 Dicas para uma Alimentação Saudável

A alimentação saudável é muito importante, pois reduz o risco de doenças como desnutrição, contribuir para a manutenção do peso saudável, hipertensão, anemia, câncer, diabete e outras. Para que a alimentação seja saudável, ela deve ser composta de carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas, cálcio, proteínas e outros minerais. Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. Não basta ter acesso aos alimentos, para uma boa alimentação é importante escolher os componentes certos e nas quantidades certas, nas diferentes fases da vida.

Confira estas 6 dicas para incorporar na alimentação do seu dia-a-dia e de toda a sua família.

Faça de cinco a seis refeições por dia
Não podemos esquecer-nos de todas as refeições (desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia), que devem ser feitas de três em três horas sem. Assim você nunca comerá grandes quantidades.

Inclua cereais integrais no cardápio
Dos vários produtos que consumimos diariamente que podem ser substituídos por suas versões integrais, como arroz, pão e macarrão integrais, pois são ricos em fibras que causam saciedade, auxiliam no controle dos níveis de glicose e colesterol sanguíneos, além de regularizarem o trânsito intestinal.

Aumente e varie o consumo de frutas verduras e legumes
Esses três tipos de alimento não podem ficar fora da dieta, pois são ricas em  vitaminas, minerais que estimulam o sistema imunológico e protegem contra vírus e infecções e fibras que ajudam no controle do colesterol e na saciedade.

Reduza o consumo de sal
Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) pois o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue (hipertensão), e outras doenças.. Use outros temperos para realçar o sabor dos alimentos, como as ervas aromáticas: alecrim, orégano, açafrão, cominho e tomilho.

Beba bastante água
Durante o dia, pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) por dia. Procure utilizar líquidos 30 minutos antes ou 60 minutos após as refeições principais. Consuma com moderação bebidas alcoólicas e refrigerantes. 1ml de álcool fornece 7kcal. Prefira sucos de fruta fresca ou polpa congelada.

Torne sua vida mais saudável Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias. Além de prevenir o sobrepeso e a obesidade, melhora a oxigenação, a circulação sanguínea, aumenta a disposição e a resistência do organismo.