Alimentos Ricos em Proteínas

Os alimentos ricos em proteínas são os queridinhos de diversas dietas e também de pessoas que pretendem ganhar massa muscular.

Porém vejo que a maioria das pessoas não tem muitos conhecimento sobre os alimentos para comer quando estão de dieta.

E quando a dieta tem o objetivo de perder muito peso, os alimentos proteicos são os mais indicados e os mais consumidos, para evitar que açúcares e carboidratos acabem sendo consumidos em excesso e impeçam que os quilinhos extras vão embora.

Mas que alimentos são esses e quanto de proteína eles têm?

A proteína dos alimentos

As proteínas são um dos macro nutrientes de nossa alimentação, junto com as gorduras e carboidratos. Esses alimentos são importantes em nosso organismo fornecendo material para a construção dos tecidos, músculos e orgãos.

Existem alimentos ricos em proteínas, tanto de origem animal, quanto origem vegetal.

As proteínas de origem animal são consideradas mais completas por conter mais aminoácidos, do tipo, que seu corpo não consegue produzir.

Eles são ideais e devem estar presentes para qualquer cardápio para emagrecer.

Veja os alimentos para compor sua dieta.

Alimentos ricos em proteínas

Soja

A soja é um destes alimentos ricos em proteínas e em cada 100 gramas de soja, há 34 gramas de proteína.Neste caso, a proteína é vegetal e como grande parte da soja produzida no Brasil atualmente é transgênica, é preciso ficar atento à possível intolerância ao alimento, visto que algumas pessoas não se dão bem em digerir este tipo de alimento modificado geneticamente.

O consumo não deve ser feito em excesso, principalmente no caso dos homens, visto que a soja também é rica em isoflavona, uma substância que imita o hormônio feminino estrogênio.

Camarão

Um outro alimento rico em proteína é o camarão, que a cada 100 gramas possui cerca de 24 gramas de proteína. A melhor indicação de consumo é através do preparo à vapor e o recomendado é que seja consumido no máximo 2 vezes por semana.

Esta proteína animal é boa para o organismo no que diz respeito ao ganho de massa muscular magra, porém, ele não deve ser consumido diariamente porque ele é rico em colesterol.

Frango

O frango possui cerca de 23 gramas de proteína a cada 100 gramas da carne e, para evitar o consumo elevado de gordura através da carne de frango, é recomendado que o consumo seja feito sem a pele e principalmente da parte do peito, que tem menos gordura.

Salmão

Já o salmão, possui cerca de 21,62 gramas de proteínas a cada 100 gramas do peixe. Ele é muito indicado para pessoas que estão malhando constantemente nas academias para alcançar um ganho de massa muscular magra maior, e como isso desgasta muito o organismo.

O salmão é o melhor alimento rico em proteínas que ajuda na recuperação mais rápida do corpo após o treino, já que ele possui uma grande quantidade de Ômega-3, responsável por isso.

Os peixes possuem em torno de 20 gramas de proteínas a cada 100 gramas de alimento, e o melhor de tudo, é que estes alimentos não possuem contraindicações.

Amêndoa

A amêndoa possui 21,1 gramas de proteína a cada 100 gramas e, esta proteína em especial, dá saciedade. Esta é a explicação para o fato de que, quando colocamos mais proteína em nossa alimentação, nós demoramos mais para sentir fome.

O ideal é que sejam consumidas de 5 a 6 amêndoas antes das refeições, assim, você se sentirá mais saciado e comerá menos, o que favorecerá seu emagrecimento.

Mas não coma mais do que esta quantidade por dia, já que as amêndoas também são alimentos ricos em calorias.

Carne Vermelha

A carne vermelha contém 21 gramas de proteína a cada 100 gramas, sendo uma proteína de origem animal que também é rica em gorduras saturadas.

Por isso, o ideal é que você opte pelas carnes mais magras, que não tenham aquela capa de gordura no corte.

E não se engane com o filé mignon: embora ele não tenha uma capa de gordura no corte, as células do filé mignon possuem gorduras dentro delas, por isso, embora não possamos vê-las, elas estão lá e em grande quantidade (por isso este corte de carne é tão macio).

O ideal é que o consumo de carnes magras seja feito 3 vezes por semana, o que irá ajuda-lo também na formação de queratina e colágeno no corpo, melhorando, por exemplo, a saúde de seus cabelos e unhas.

Leite e derivados

Já no caso do leite e seus derivados, há 8 gramas de proteínas a cada 100 gramas, no entanto, eles não são ricos apenas em proteínas, mas possuem igualmente a mesmas quantidades de proteínas, carboidratos e gorduras, o que os tornam alimentos muito completos.

Ovos

E por fim, porém não menos importantes, vêm os ovos, que possuem 6 gramas de proteínas por unidade. Além disso, são ricos em vitamina B12, o que ajuda na diminuição da gordura corporal e na formação de massa muscular magra.A melhor opção de consumo é na sua forma cozida, que é mais saudável do que a frita e que também já elimina a presença de bactérias como a salmonela.

Consumo de proteínas em alimentos

Tente consumir alimentos ricos em proteínas e evitar os que têm excesso de carboidratos e gorduras, você tem a sua disposição uma grande variedade de alimentos que deixarão suas dietas para emagrecer com saúde com um cardápio variado e diário.

Consuma alimentos saudáveis e naturais diariamente e beneficie a sua saúde – assim, o emagrecimento vem de brinde!

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