Conheça a Alternativa Natural para Substituir o Açúcar e Adoçante

É difícil hoje em dia viver sem o açúcar, não é mesmo?

Mas saiba que antes do açúcar se tornar um produto acessível, as duas únicas fontes de sabor doce no mundo eram o mel e a cana.

Até o século 17, no entanto, o açúcar era extremamente raro e era utilizado como remédio contra a peste negra, como tempero em minúsculas quantidades e como meio de preservação de frutas, o produto possuía preço tão elevado que logo se tornou um bem de ostentação e luxo.

Mas a conquista de novos continentes possibilitou a expansão do cultivo da cana e hoje o açúcar é um alimento extremamente barato e popular. Antes tivesse continuado raro e inacessível, muitas doenças poderiam ter sido evitadas.

A seguir uma pequena lista do PODER do açúcar.

Como substituir o açúcar?

Além do açúcar branco há no mercado o açúcar demerara, mascavo, cristal, orgânico e outros todos derivados da cana. Considera-se que o branco seja o pior deles embora os demais tragam pouca vantagem no seu uso.

O ideal é abolir de vez este “veneno”, mas não abolir o doce.

Todos os sabores são de fundamental importância em uma alimentação equilibrada e a natureza oferece várias fontes. O mel é uma delas e a folha de stévia, um pequeno arbusto que onde as folhas podem ser colhidas e usadas em forma de chá e tempero.

A Stévia é um pequeno arbusto perene que pertence à familia dos crisântemos e é nativa no Paraguai. Esta planta tem uma extraordinária capacidade adoçante.

Em sua forma natural é aproximadamente de 10 a 15 vezes mais doce que o normal açúcar doméstico. Na sua forma mais comum de pó branco, extraído das folhas da planta, chega a ser de 70 a 400 vezes mais doce que o adoçante natural.

Por este motivo é o açúcar mais poderoso do mundo. Estas são as principais características desta planta: não causa diabetes, não contém calorias, não altera o nível de açúcar no sangue, não é tóxica, inibe a formação da placa e da cárie dental, não contém ingredientes artificiais, e pode ser usada para cozinhar.

A Stévia é conhecida ainda pelas suas propriedades medicinais e foi usada pelos índios pelos seus dotes curativos por centenas de anos.

COMO FAZER:

2 colheres/sopa de erva para um litro de água quando a água alcançar fervura, desligue.

Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida é só coar e beber.
.

Artigos Relacionados