Conheça a Alternativa Natural para Substituir o Açúcar e Adoçante

Imprimir este artigo

É dificil hoje em dia viver sem o açucar, não é mesmo?


Mas saiba que antes do acúcar se tornar um produto acessível, as duas únicas fontes de sabor doce no mundo eram o mel e a cana. Até o século 17, no entanto, o acúcar era extremamente raro e era utilizado como remédio contra a peste negra, como tempero em minúsculas quantidades e como meio de preservação de frutas, o produto possuía preço tão elevado que logo se tornou um bem de ostentação e luxo. Mas a conquista de novos continentes possibilitou a expansão do cultivo da cana e hoje o açúcar é um alimento extremamente barato e popular. Antes tivesse continuado raro e inascessível, muitas doenças poderiam ter sido evitadas.


A seguir uma pequena lista do PODER do açúcar.


Como substituir o açúcar?


Além do açúcar branco há no mercado o açúcar demerara, mascavo, cristal, orgânico e outros todos derivados da cana. Considera-se que o branco seja o pior deles embora os demais tragam pouca vantagem no seu uso. O ideal é abolir de vez este “veneno”, mas não abolir o doce.


Todos os sabores são de fundamental importância em uma alimentação equilibrada e a natureza oferece várias fontes. O mel é uma delas e a folha de stévia, um pequeno arbusto que onde as folhas podem ser colhidas e usadas em forma de chá e tempero.


DESCRIÇÃO: A Stévia é um pequeno arbusto perene que pertence à familia dos crisântemos e é nativa no Paraguai. Esta planta tem uma extraordinária capacidade adoçante. Em sua forma natural é aproximadamente de 10 a 15 vezes mais doce que o normal açúcar doméstico. Na sua forma mais comum de pó branco, extraído das folhas da planta, chega a ser de 70 a 400 vezes mais doce que o adoçante natural. Por este motivo é o açúcar mais poderoso do mundo. Estas são as principais características desta planta: não causa diabetes, não contém calorias, não altera o nível de açúcar no sangue, não é tóxica, inibe a formação da placa e da cárie dental, não contém ingredientes artificiais, e pode ser usada para cozinhar. A Stévia é conhecida ainda pelas suas propriedades medicinais e foi usada pelos índios pelos seus dotes curativos por centenas de anos.


COMO FAZER: 2 colheres/sopa de erva para um litro de água quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida é só coar e beber.
.