Nove razões para usar vinagre de maçã

O ácido do vinagre também é reconhecido como antisséptico e antibiótico e já era usado pelos antigos no tratamento de ferimentos e inflamações. Ele funciona como se fosse um adstringente e circula rapidamente por todo o corpo, fazendo uma verdadeira limpeza interna e facilitando o trabalho do fígado, que é o filtro do nosso organismo.
Perda de peso, controle do diabetes, melhora na digestão e até do humor, esses são apenas alguns benefícios trazidos por esse tempero que tem todo jeito de remédio.

O ditado popular diz que uma maçã por dia mantém o médico longe. O vinagre que vem da fruta ainda não tem nenhum ditado popular, mas nem por isso ele é menos importante. O diferencial do tempero originado da maça é seu menor nível de acidez, e o gosto mais suave.
Além do paladar agradável, a sabedoria popular e as pesquisas indicam outros benefícios desse tempero.
Conheça aqui nove deles e espalhe por seus pratos ou por seu dia a dia.

 – Leva à perda de peso

Um de seus compostos mais importantes é o ácido acético, que atua queima de calorias. “Além disso promove a sensação de saciedade, dada a presença das quercetinas. Elas atuam mais ou menos como as fibras, retardando o esvaziamento gástrico”, explica a nutricionista Camila Coelho.
Um trabalho publicado na revista Bioscience, Biotechnology and Biochemistry (2009) comprova: após observar 175 pessoas obesas que consumiram o vinagre diluído em água por 12 semanas, antes das refeições, concluíram que houve redução de 10 % da gordura visceral e do peso corporal do grupo.

 – Previne o diabetes

Um dos benefícios mais pesquisados e promissores é a redução da glicose do sangue. Um estudo publicado em 2004 na revista Diabetes Care, da American Diabetes Foundation, revalidado em 2007, mostrou que tomar duas colheres de sopa de vinagre, antes das refeições, aumenta a sensibilidade à insulina.
Diabéticos têm essa sensibilidade reduzida, o que também diminui sua capacidade de absorver a glicose, que fica solta no sangue provocando danos.

Veja também:   Estresse é um vilão sorrateiro; fique atento aos sinais

 – Diminui a rigidez articular

“O ácido acético apresenta uma ação quelante, ou seja, ajuda a eliminar os cristais de minerais que se depositam nas articulações e causam a rigidez em toda a região”, diz Tamara Marazacki, da Associação Brasileira de Nutrilogia (Abran).

 – Estimula a digestão

Por ter sabor amargo e adstringente, ativa as enzimas digestivas e auxilia no processo natural do metabolismo dos alimentos. Auxilia também no refluxo e na azia causados pela pouca produção de ácido clorídrico (ácido gástrico) pelo organismo.
“Normalmente estes sintomas são relacionados ao excesso de ácido, mas muitas vezes a raiz do problema é a falta dele”, explica Lina Alvarado, médica naturopata.

 – Amigo do seu fígado

Na Ásia, o vinagre é visto como um desintoxicante e tem ação positiva sobre o sistema hepático. Ainda de acordo com a medicina oriental, além de beneficiar o fígado, melhora também o humor, que está associado diretamente ao funcionamento desse órgão em especial.

 – Age sobre os pruridos da pele

Esse vinagre tem ação antisséptica e antifúngica. Na milenar medicina ayurvédica, ele é usado como meio restaurador da acidez natural da pele, melhorando assim o prurido (comichão ou sensação que leva o indivíduo a coçar-se). A melhor forma de usá-lo nesse caso, é diluí-lo em um banho morno, ou aplicando-o diretamente sobre a região afetada.

 – Aumenta o brilho dos cabelos

O vinagre tem um efeito semelhante ao condicionador, aumentando o brilho porque ajuda a equilibrar o ph dos fios. A indicação é diluir meia colher de sopa em um copo de água e jogar sobre as madeixas duas ou três vezes por semana.

 – Reduz o colesterol

De acordo com a médica nutróloga Tamara Mazaracki, “Estudos indicam que indivíduos que consomem diariamente vinagre de maça apresentam uma redução nas taxas de LDL, o mau colesterol, e dos triglicerídeos, moléculas de gordura que circulam pelo sangue”.

Veja também:   Microagulhamento: terapia de indução de colágeno provoca microferimentos na pele para preencher marcas

 – Desintoxica o corpo

Por auxiliar no equilíbrio alcalino-ácido do sistema fluído do organismo, leva a um processo de desintoxicação. Embora o gosto seja ácido, o resultado no corpo após a digestão é alcalino, possibilitando um equilíbrio no ph do sangue.
Quando seu ph está ligeiramente alcalino, torna-se mais fácil a eliminação de substâncias que levam ao estresse metabólico.
“O ácido málico presente no vinagre é o que confere a ele suas propriedades terapêuticas.
Sua ação benéfica se dá, em parte, porque ele participa do chamado ciclo de Krebs, um conjunto de reações responsáveis pela produção de energia no interior das células”, explica a nutricionista Ana Maria Desideri (SP).

A dosagem certa

  • Segundo a nutricionista Camila Coelho, “Para proteger o coração e controlar o diabetes, deve-se consumir uma colher (sopa) do vinagre, diluída em 350 ml de água, antes de cada uma duas refeições grandes diárias”.
    Para tornar a bebida mais palatável, acrescente a dose a sucos ou na água com gás.
  • Desde que se mantenha a dose acima, consuma-o como condimento, em saladas e sopas frias.
    “Use-o em temperatura ambiente ou levemente morno para preservar suas propriedades nutricionais”, diz Camila.
  • Outra opção é ingerir o vinagre em cápsulas.
    “Caso esteja sob tratamento, consulte seu médico sobre o uso das cápsulas.
    Isso porque o tempero pode interferir na absorção de determinados medicamentos, principalmente os fitoterápicos”, diz Lina Alvarado, especialista em ciência da saúde e pós-graduada em medicina naturopata.

.

Artigos Relacionados

Saúde Próspera