Os 5 Segredos para a Pele Perfeita

Os 5 Segredos para a Pele Perfeita

Manter a pele bonita e saudável é um desejo de todas as mulheres. Problemas na pele frequentemente são decorrentes de desequilíbrios internos, como é o caso de condições como acne, psoríase e eczema. Além disso, dietas desbalanceadas ou deficientes e toxinas podem influenciar no aparecimento de problemas de pele. Para garantir uma pele jovem e bonita, é bem mais fácil do que se imagina e é preciso tomar alguns cuidados no dia a dia. Ficar longe do cigarro, manter uma alimentação rica em vitaminas e minerais, mas seguir uma rotina de limpeza e hidratação também é indispensável para deixar a pele do rosto com um aspecto saudável e cheio de vida.

As dicas são bem simples de serem seguidas e podem proporcionar uma melhora na aparência e saúde da pele você confere a seguir.

Alimentação

O cuidado com a pele começa de dentro para fora. Uma alimentação errada vai refletir não só nos seus cabelos e unhas, como também na sua pele, o consumo exagerado de produtos industrializados, gordurosos e com muito açúcar, a pele fica mais oleosa e acaba produzindo espinhas e acne além de contribuir para envelhecimento precoce da pele. Uma alimentação saudável e equilibrada com fruta, legumes, cereais integrais e proteínas magras podem proporcionar maior elasticidade, resistência e beleza para a pele além de ajudar o corpo a se livrar de toxinas.

Água

A água é fundamental para manter a pele hidratada, pois ajuda a retardar o processo de envelhecimento, a água purifica o corpo e libera toxinas, auxiliando na manutenção e deixando a aparência de uma pele bonita e mais saudável. Para manter a pele hidratada, ingira líquido em abundância: pode ser água, chá ou sucos naturais.

Limpe a pele diariamente

Diariamente ficamos expostas a diversos tipos de impurezas que acabam se acumulando na nossa pele. Ate mesmo as pessoas que não transpiram muito e não usam maquiagem, limpar o rosto diariamente é essencial, pois a própria derme produz oleosidade. Muita gente tem o costume de lavar a pele várias vezes ao dia, o que é um erro, pois  isso piora a oleosidade e estimula a pele a produzir mais sebo. Limpar a pele corretamente garante a remoção de células mortas, resíduos de produtos e excesso de oleosidade. Mas atenção na hora de escolher o produto para lavar o seu rosto. Afinal, limpar a face com o sabonete do corpo ou usar produto para a pele oleosa em pele seca, pode causar o efeito rebote. E bom usar um sabonete para cada tipo de pele. Pra pele normal ou seca opte por uma loção ou, em casos mais severos, um creme de limpeza, que dispensa o uso de água. Para a pele sensível é melhor usar géis de limpeza sem sabão já a pele oleosa sabonetes líquidos específicos para esse tipo de pele e que ainda levem extratos naturais que controlam o sebo, como os de camomila, calêndula e erva-doce, são boas opções para remover a sujeira e a camada de gordura. O rosto deve ser lavado, no máximo, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Para evitar possíveis agressões, seque-o com uma toalha macia pressionando-a sobre a pele, sem esfregar.

Tonificar

Muita gente dispensa esse passo e acha que o tônico não tem importância, mas isso é um erro, e dos grandes, pois o tônico é uma loção que reestabelece o ph da pele, reestabelecendo o equilíbrio entre água e óleo e eliminando possíveis toxinas ou sujidades mais resistentes que podem ter escapado à limpeza o tônico também faz com que os poros voltem a seu tamanho normal. Dê preferência às versões sem álcool, pois a substância, irritante, pode manchar a pele quando exposta ao sol ou ressecá-la demais. Diferentes tipos de pele exigem diferentes tipos de produtos. Sempre fique de olho na indicação. O mesmo produto pode ter opções diferenciadas para peles normais, mistas, oleosas e secas.

Hidratar

Com a pele limpa e fresca, parta para a aplicação do hidratante, pois a hidratação devolve a umidade natural da pele perdida no dia a dia e deixam a pele macia e revitalizada. Se a sua é muito seca, escolha um creme de tratamento apropriado. O hidratante ideal para peles oleosas deve ser livre de óleo com textura leve (os séruns são ótimos pra pele oleosa) e rápida absorção. As versões matificantes são boas pedidas, e muitas marcas possuem hidratantes desse tipo. Para o dia, finalize o ritual aplicando um protetor solar com FPS 30, no mínimo.