10 Dicas para Consumir Gorduras Saudáveis

Abaixo vou enumerar algumas dicas que acredito serem primordiais para o consumo de gorduras saudáveis.

A gordura é essencial para muitas funções biológicas e por isso deve consumir uma quantidade diária adequada. Infelizmente ao longo das últimas 5 décadas a nossa sociedade desenvolveu um medo da gordura.

Por causa disso criou-se um grande mercado onde as grandes empresas produzem produtos light e sem gordura que contém grandes quantidades de açúcar ou frutose altamente concentrada que criam uma alimentação pouco saudável.

O aumento do consumo de açúcar e o consumo de todos estes produtos light com adoçantes artificiais aumentam o apetite e a fome e criam um ciclo vicioso de desejos de consumir ainda mais alimentos doces e gordurosos que foram altamente processados.

Como as gorduras são uma parte essencial de cada refeição é importante saber que tipos de gordura são saudáveis e que tipos de gordura são prejudiciais à saúde. Neste artigo vamos saber quais são os hábitos mais importantes que deve cultivar para que tenha um consumo de gorduras saudável e equilibrado que até aumenta o metabolismo e ajuda a emagrecer rápido e de forma saudável.

Para saber mais sobre as gorduras saudáveis veja o sobre omega 3 e omega 6 e ainda mais importante é ficar informado sobre gorduras prejudiciais e tóxicas à saúde como as gorduras trans. Visite também o nosso artigo sobre como cozinhar com gorduras para aprender que óleos deve utilizar na confecção de diferentes tipos de alimentos a diferentes temperaturas.

Passos Essenciais para um Consumo de Gorduras Saudáveis

  • Evite todos os alimentos que contém gorduras hidrogenadas ou parcialmente hidrogenadas. Vai encontrar estas gorduras em mais alimentos do que pensa, incluindo bolachas, batatas fritas, biscoitos de sal e água, barras de cereais, cereais e em produtos light e diet.
  • Deixe de associar o lanche ou os snacks a batatas fritas, bolachas ou pipocas. Os melhores petiscos são aqueles que são uma versão pequena de uma refeição a sério, tal como um ovo cozido, algumas peças de frango com vegetais, vegetais cortados, fruta, frutos secos ou manteigas de frutos secos. A comida fresca é sempre a mais saudável.
  • Cozinhe só com gorduras de qualidade: óleo de coco, manteiga (crua e biológica), azeite (não filtrado, biológico, extra virgem).
  • Evite margarina pois são óleos hidrogenados (gordura trans).
  • Deve consumir 2 ou 3 porções diárias de alimentos ricos em omega-3 de boa qualidade, desde o óleo de peixe, sementes (especialmente sementes de linho), abacate, frutos secos, especialmente nozes.
  • Evite frutos secos tostados. Cozinhar e tostar faz com que as gorduras das amêndoas, amendoins, e outros frutos secos fiquem rançosas. As gorduras rançosas aumentam os danos dos radicais livres no organismo.
  • Incorpore ovos biológicos na sua dieta, no pequeno almoço ou como lanche ou petisco.
  • Quando cozinhar com gordura adicione a gordura numa frigideira fria .
  • Sirva o óleo de semente de linhaça, óleo de fígado de bacalhau ou outros óleos de peixe diretamente nas saladas ou em vegetais cozidos. Mantenha os óleos no frio para evitar que fiquem rançosos.
  • Se achar demasiado difícil integrar alimentos ricos em ómega-3 no seu plano de refeições pode tomar um suplemento diário de ómega-3.
Veja também:   9 Alimentos que salvam vidas

Artigos Relacionados

Saúde Próspera