5 verdades incríveis sobre hipertensão

Você sabia que pessoas solitárias sofrem mais de pressão alta? E que suco de laranja pode prevenir a doença? Então, comece a ler essa matéria para ajudá-lo no combate à doença que mata 300 mil brasileiros por ano.

Uma inimiga que ataca lenta e silenciosamente. É assim que, na maioria das vezes, os médicos se referem à hipertensão. Mais popularmente conhecida como pressão alta, já pode ser considerada o principal fator de risco para a saúde do brasileiro.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial cresceu de 21,5%, em 2006, para 24,4%, em 2009.
Ou seja, 1 em cada 4 brasileiros sofre de pressão alta.
O pior, alerta a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), é que apenas 10% dos hipertensos brasileiros seguem tratamento adequado.
Cerca de 1/3 deles nem desconfia que tenha a doença.

“No Brasil, a hipertensão já é responsável por 47% dos infartos, 54% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC) e 37% dos casos de insuficiência renal. Atualmente, a doença mata 7,6 milhões de pessoas por ano, em todo o mundo.
Só no Brasil são 300 mil mortes que poderiam ser evitadas”, alerta o cardiologista Marcus Bolívar Malachias, da SBC.
Para combater essa “inimiga silenciosa”, a SBC está empreendendo uma verdadeira cruzada contra a doença.

.

Com o apoio de outras entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), está lançando a campanha Eu Sou 12 por 8. O objetivo é alertar a população para os riscos da hipertensão não controlada.

“A hipertensão é conhecida como inimiga silenciosa e não é à toa. Na maioria das vezes, ela é assintomática, ou seja, não apresenta sintomas.
Pessoas obesas, diabéticas, sedentárias, submetidas a estresse constante, que tenham parentes próximos com hipertensão, que fazem uso de álcool ou que consomem grande quantidade de sal são as que apresentam um maior risco de ter a doença”, avisa o cardiologista Luiz Aparecido Bortolotto, da SBH.

.

Como a informação ainda é a melhor arma que pode existir contra toda e qualquer doença,  separamos cinco verdades que você precisa saber agora para ajudar a prevenir, diagnosticar, tratar e controlar a hipertensão.