Bruxismo: Como Saiba Evitar e Parar de Ranger dos Dentes

Quem sabe você já deve ter visto ou ouvido falar sobre pessoas que acostumam ranger os dentes ao passar do dia ou como é mais conhecido, em quanto dormem.

Esse é um dos diversos distúrbios do sono e que é bem conhecido como bruxismo.

O bruxismo, indo direto ao ponto, é um distúrbio do sono que se distingue pelo ranger dos dentes de forma um pouco agressiva e que em muitos casos ou na maioria dos casos na verdade, causam prejuízos para o indivíduo que tem esse mal.

Ainda hoje não se sabe ao certo ainda quais são as causas que influenciam no aparecimento dessa doença nas pessoas, mas sabe-se que alguns fatores têm aumentado as chances de alguns indivíduos contraírem esse sintoma, como:
Estresse e Frustração

As sensações de raiva e frustração bem como o estresse podem levar ao ranger dos dentes

A Personalidade

As pessoas que têm uma personalidade mais agressiva têm mais chances de contrair o bruxismo.

A Idade

Os sintomas de ranger os dentes são mais comuns nas crianças e geralmente desaparecem a medida que elas vão entrando na adolescência.

As Substâncias Estimulantes

Algumas substâncias como álcool, café, cigarro e drogas são fatores de risco para o surgimento do bruxismo.

É bem comum as pessoas notarem que todos que tem bruxismo sabem que sofrem desse distúrbio; mas têm muitas pessoas que na verdade nem percebem, por que essa doença se manifesta essencialmente durante o sono, porém, há alguns sintomas que ajuda a identificar se a pessoa sofre desse mal.

Entre os sintomas temos:

– O principal sintoma do bruxismo é o ranger dos dentes. Às vezes é tão alto que chega a despertar quem dorme ao lado;
– Dentes achatados ou fraturados;
– Esmaltes dos dentes desgastados;
– Dor na face ou na mandíbula;
É importante lembrar que nem sempre alguns desses sintomas, significa necessariamente, que a pessoa sofre de bruxismo. Alguns problemas também possuem sintomas parecidos como infecções no ouvido e distúrbios dentários.

Veja também:   4 Alimentos que Atrapalham a Perda de Peso no dia a dia

Prevenção do Bruxismo

A principal técnica de se evitar o bruxismo é evitar alguns hábitos que podem aumentar os riscos de contrair esse distúrbio, entre eles o álcool, cigarros, cafés e outras substâncias estimulantes.

O tratamento não garante que os sintomas desapareçam, o objetivo é reduzir a dor, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir, ao máximo, o ranger dos dentes.

Na maioria dos casos, uma placa que pode ser colocada tanto nos dentes superiores quanto nos dentes inferiores, ajuda a reduzir o travamento.

Elas são projetadas para manter a mandíbula em uma posição mais relaxada ou podem ter alguma outra função que vai ser estabelecida pelo profissional.

Existem vários tipos de placas; quando uma não funciona, outro tipo deve ser testado. Um dentista pode ajudar a escolher o melhor tipo para cada mandíbula.

A tensão diária parece ser uma das causas principais para o bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho pode contribuir, não dá certo.

O importante é procurar alguma terapia que auxilie no aprendizado de meios eficazes para controle de situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.

Artigos Relacionados