Cuidados com a pele – Aprenda a fazer limpeza de pele caseira

Tem tomado seus cuidados com a pele? Neste artigo vamos ensinar a fazer limpeza de pele caseira. Conhecer  os benefícios para limpeza de pele.

Conheça o passo a passo a melhor maneira de trazer de volta o brilho à sua pele.

Por que cuidar da pele?

Cuidar da pele não é apenas uma questão estética. É uma questão de saúde e higiene. O maior órgão do corpo humano serve como verdadeiro cartão de visitas já que traduz muito do que a pessoa é e como se cuida.
Nessa época do ano começam a aparecer os resultados e consequências de quem passou o verão na praia ou na piscina, mas principalmente com exposição ao sol.

Conversamos com a esteticista Elcinda Losso sobre os procedimentos de recuperação da pele.

No fim do verão a pele geralmente apresenta acnes, comedões (pontinhos pretos) ou grãos de millium (pontinhos brancos por baixo da pele) causados pelo uso de bloqueador ou protetor solar e pelo excesso de sol. Por mais que se limpe a pele, os resíduos desses produtos tamponam a pele, deixando-a mais queratinizada. Durante o verão a pele bronzeada aparenta saúde e o sol deixa-a mais bonita. Mas o acúmulo de oleosidade faz com que os resultados negativos fiquem aparentes depois de alguns meses.

Os comedões e grãos de millium só são removidos através de limpezas mais profundas. Então a primeira coisa que se deve fazer ao voltar para a casa no pós-verão é uma boa limpeza de pele no esteticista, que vai deixá-la livre de impurezas, pronta para receber qualquer tratamento.

É muito comum também o sol provocar manchas na pele, por mau uso de produtos ou simplesmente pela volta das manchas que já foram tratadas anteriormente. O período outono-inverno é o indicado para quem precisa de clareamento, que minimizam as manchas escuras ou acastanhadas surgidas com o tempo.

Veja também:   Ceia de Natal: alimentos ajudam a combater doenças do coração e diabetes. Mas evite exageros!

Mas quais são os benefícios da limpeza de pele? Por que devo limpar a pele?

Os benefícios da Limpeza de Pele

Há diversos tipos para tratamentos de pele que tendem ser eficientes contra acnes e as espinhas, e todos prometem uma limpeza de pele consistente.

Os benefícios da limpeza de pele

Mas o mais importante é cuidarmos principalmente do nosso bem maior, a pele, de todos as maneiras possíveis. Não só combater, mas também prevenir.

Portanto um dos pontos de tratamento é a limpeza de pele, que limpa as impurezas de pele, como as acnes (cravos e espinhas).
E por sua vez acaba limpando pequenos cistos proeminentes dos acúmulos de óleo em nossos poros, conhecidos por milium.

Dentre os benefícios para limpeza de pele, devemos ressaltar que a ela permite que nossa pele possa respirar melhor, facilita a renovação celular, onde as células mortas são extraídas e novas células são geradas.

Mantendo a pele com a aparência de saudável, retirando o excesso de oleosidade, deixando macia e bem tratada.

Ela combate o surgimento da acne profundamente, reduzindo em alguns casos em até 50% ou mais os casos de aparecimento desta doença.

Após a chegada do paciente na clínica, são realizados alguns procedimentos antes, durante e depois do tratamento de pele.
A sessão dura uma hora em média e o paciente utilizada uma proteção ocular.

A Limpeza de pele

A pele limpa é a ideal para começar a hidratação, já que no verão é comum ocorrerem ressecamentos e escamações, provocados pelo abuso de exposição ao sol.

O básico e mais importante cuidado para uma pele saudável e bonita é mantê-la sempre limpa e hidratada. A esteticista Elcinda Losso dá as dicas para o cuidado diário da pele.

Cuidados com a pele:

  • Lave a pele com água e sabonete ou um creme de limpeza diariamente;
  • três vezes ao mês aplique um esfoliante com movimentos leves e circulares;
  • enxágue e passe uma loção tônica hidratante.
  • Se for de dia, por último aplique um filtro solar;
  • se for de noite abuse do creme nutritivo.
Veja também:   Sucos Saudáveis

Atenção! Cuidado com os esfoliantes caseiros: o açúcar, geralmente utilizado, é irregular e tem pontas imperceptíveis a olho nu que causam pequenas fissuras na pele. É aconselhável usar produtos industrializados específicos para esfoliação, pois seus grãos são polímeros, removem as células mortas e ajudam na oxigenação da pele. É importante sempre consultar um profissional para saber quais os produtos mais indicados para o seu tipo de pele.

Aprenda a fazer limpeza de pele caseira

Após o tratamento profundo, onde a pele já está limpa e hidratada, há a opção dos peelings. Esses tratamentos são mais agressivos porque utilizam determinados tipos de ácidos que podem causar escamações e esfoliações que ajudam na renovação celular da pele. Deve ser indicado e orientado por profissionais especializados em Dermatologia e registrados no Conselho Regional de Medicina.

Os peelings de baixa toxidade podem ser realizados por esteticistas, são mais suaves e servem para deixar a pele renovada e brilhosa, ideal para os tratamentos de inverno ou pós-verão.

Os passos do processo de limpeza de pele

Assepsia: É o método de limpeza para preparar a pele para o tratamento, o objetivo é limpá-la dos resíduos do nosso dia-a-dia, como a oleosidade em excesso, maquiagem e cosméticos. Deixando ela pura.

Esfoliação: Em nossa pele temos uma camada mais superficial, que seria a primeira atingida pelos produtos da limpeza, que seria a camada córnea. Esses produtos são espalhados enquanto esfolia-se a pele de forma delicada em sentido circular, para facilitar a extração de espinhas e cravos, sem inflamá-los.

Extração: Etapa onde são extraídos os cravos, espinhas e miliuns. Ao redor da pele é passado um vapor de ozônio, que tem o objetivo de abrir os poros. Normalmente o vapor fica em contato com a pele por cerca de cinco minutos. Toda a extração é feita de forma manual, com os dedos envoltos em gases, nada de espremer diretamente para não comprometer a pele ou o paciente.

Veja também:   Mioma - tudo sobre mioma uterino, sintomas e tratamentos

Mesmos os cravos mais difíceis e miliuns são retirados na limpeza de pele com o auxilio de uma micro agulha, que rasga a cama de pele encima da área afetada, permitindo a extração de sebo.

Depois é utilizado um aparelho específico que auxilia no aceleramento e cicatrização das áreas lesionadas sem marcas.

Período Para Limpeza de Pele

A recomendação para uma limpeza de pele é de pelo menos uma vez em cada mês para peles oleosas e uma vez a cada dois meses para as peles secas.

Além de diminuir as acnes, também irá preveni-las. Deixando sua pele linda, saudável e muito bem tratada.

Limpeza de pele caseira

Procedimento para limpeza de pele caseira

– Depilação;
– Aplicação de leite de limpeza com ação emoliente;
– Aplicação de Desengordurante;
– Massagem com creme esfoliante (funcionada como um pré-peeling);
– Limpeza com loção de lavanda e camomila;
– Massagem com emoliente;
– Aplicação de loção facilitadora;
– Limpeza, retirada de comedões e espinhas;
– Aplicação de loção antisséptica para controle de fungos e bactérias;
– Uso do aparelho de alta freqüência com ozônio, que mata até 98% das bactérias;
– Aplicação de loção hidratante;
– Aplicação de sérum frutal, loções e óleos hidratantes e suavizantes;
– Massagem relaxante;
– Aplicação de gel calmante com algas marinhas;
– Bandagem embebecida com loção hidratante;
– Máscara com minerais;
– Limpeza com loção tônica;
– Aplicação de protetor solar (de dia) e creme nutritivo (a noite).

Duração: em média duas horas.

Veja ao vídeo de limpeza de pele caseira:

Artigos Relacionados

Saúde Próspera