Dor Muscular Depois do Treino – E Agora?

Não tem como negar que a dor é muitas vezes um sinal que nosso corpo alerta quando algo não está no lugar certo. Nos treinos é muito comum que a dor muscular precisa de uma atenção redobrada, e é justamente por causa dessa atenção que muitas dúvidas aparecem, por exemplo: Estou com dores no músculo por causa do meu treino, posso treinar de novo? Devo fazer outro treino? Ou inda: Eu não estou mais com dores é normal ou o meu treino foi muito ruim?


Como você pode ver, há vários motivos e possibilidades para a dor muscular, tudo que você precisa se atentar é caso ela seja continua e durante alguns dias, caso isso ocorra é melhor conversar com seu treinador e visitar um médico. Mas, algumas dores são muito comuns, afinal de contas, seus músculos estão sendo colocados a prova que vão aumentando com o passar dos dias.


Sem desafios, não existe crescimento, não é mesmo?


As dores pós-treino nada mais são que resultados dos esforços que estamos fazendo. São causadas por inflamações resultante das microlesões e do estresse causados pela força empregada. Dores comuns podem durar de 12h a 72h, sem mencionar no inchaço, no enrijecimento do músculo ou na perda da força do músculo.


Todo fisiculturista sabe que a hipertrofia nada mais é que a reparação dessas microlesões e, justamente por essa razão, é muito simples deduzir que a dor nada mais é que prova do progresso nos treinos. Nosso corpo é uma das maiores e melhores máquinas que existem no mundo, são extremamente adaptáveis, por isso, não estranhe caso sinta dor hoje mediante a algum exercício e daqui a dois ou três treinos, não sentir mais. É comum os músculos se acostumarem e não sentir mais dor, porém, caso pare e estresse os músculos com outro e depois de algum tempo voltar, as dores voltarão.

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Uma questão bem importante a ser notada respeito de treinar com dor muscular ou não é: a dor impede seus movimentos ou é apenas aquele incomodo quando você repete o movimento? A resposta é a mais simples possível, caso seja uma dorzinha pequena, nada lhe impede de continuar, agora, se for uma dor muscular forte e se já passou as 72hs o melhor é treinar outros músculos para não ocasionar mais problemas. Caso a dor muscular continue no decorrer dos dias é melhor consultar seu treinador.


Quanto ao fato de falarmos sobre dores serem uma prova de um excelente treino, infelizmente isso é psicológico. Um bom desportista pode progredir com ou sem dor. Assim sendo, se você pensa que a dor muscular significa um ótimo treino, está enganado. O que define um bom treino é a sobrecarga e a intensidade dos exercícios.


Fique atento e cresça dia após dia.



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