Melhore sua vida sexual em 30 dias

Se você briga demais no trânsito, vive com dores aqui e ali ou pega resfriado fácil, atenção ao que vamos dizer: muitos desses incômodos podem ser prevenidos com uma boa noite de amor. Afinal, embora ele nem sempre tenha o crédito que merece, o sexo funciona como um poderoso mecanismo de proteção à saúde.
Tanto que, para a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um dos índices para medir a qualidade de vida.
A atividade promove a liberação de endorfinas, substância que melhora o humor, aumenta a resistência à dor, ao estresse e a distúrbios psicoemocionais, como a depressão.
Então, pode-se dizer que pessoas sexualmente bem resolvidas tendem a ser mais tolerantes e tranquilas no trato social”, diz o ginecologista Nilson Roberto de Melo, presidente da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
O resultado tem a ver com o ganho de autoestima que o encontro sexual provoca, nas duas partes envolvidas.
Afinal, quem não se sente feliz por ser desejado?.

Como se não bastasse, o sexo também vale como um excelente exercício. Estima-se que, durante uma boa sessão de carinhos, cerca de 40 músculos do corpo se movimentem. A respiração e a circulação aceleram e o coração bate mais rápido. Portanto, se tomado como uma atividade regular, o sexo serve para aumentar a resistência física.
E tem mais: a perda calórica pode chegar a 300 kcal em uma hora de atividade, o equivalente a uma caminhada em ritmo intenso! Passar mais tempo se divertindo sob os lençóis também pode ser excelente alternativa terapêutica para combater resfriados, crises hipertensivas, colesterol alto e até problemas cardíacos.
Isso porque o sexo aumenta o nível de anticorpos ativos no organismo e ainda relaxa o corpo todo, até mesmo as artérias, facilitando a circulação.
E se você ficou morrendo de vontade de testar esse novo método para revitalizar o corpo e a mente, aí vão 30 orientações para dar um impulso e tanto na sua vida sexual.
Aproveite sem vergonha.
Afinal, sexo é saúde!.

Dia   – Reveja seus conceitos

O primeiro passo para garantir uma vida sexual plena é livrar-se dos tabus que acompanham o seu entendimento do tema. “O prazer faz bem e o sexo promove a saúde. Então, é preciso investir na qualidade dos encontros sexuais, não vale marginalizar essa importante dimensão da vida humana.
Encarar o sexo como algo pejorativo é um erro que nos impede de usufruir dele como poderíamos e deveríamos”, diz a educadora sexual Maria Helena Vilela.

Dia   – Controle o estresse

Marque, enfim, suas férias. Ou inscreva-se naquele curso de música que sempre quis fazer. Encontrar espaço na agenda concorrida para se divertir, é uma maneira eficiente de amenizar a tensão que faz parte da vida. Sua vida sexual também vai sair ganhando.
 Afinal, sempre cansado e com a cabeça cheia de problemas, é de se esperar que a frequência de relações sexuais despenque.

Dia   – Apague o cigarro

Além de ter um odor que não é nada atraente, o vilão compromete a capacidade respiratória e suas substâncias tóxicas aumentam a predisposição à formação de coágulos e a inflamações, fragilizando as paredes dos vasos. Tudo isso compromete seriamente a circulação e, por consequência, a resposta do corpo aos estímulos que permitem a relação sexual.

Dia   – Conheça seu corpo

Aprenda a dedicar mais tempo a si mesmo, observando seu corpo e especialmente as partes íntimas, se necessário, com a ajuda de um espelho. Tocar-se durante o banho, a sós ou ao lado do parceiro, também ajuda. “É fundamental conhecer suas zonas erógenas.
Isso vai facilitar a conexão com o outro na hora do sexo”, afirma o ginecologista Nilson Roberto de Melo.

Dia  – Faça atividades de condicionamento

Uma simples caminhada de meia hora, cinco vezes por semana, vai fazer maravilhas pela sua vida sexual. Além de aumentar a resistência física e de fortalecer os músculos, o exercício previne doenças crônicas, obesidade e ainda melhora a circulação. “A atividade física tem, ainda, um importante papel na saúde psíquica.
Quem se exercita regularmente se sente mais disposto para o sexo, é menos estressado e apresenta uma autoimagem corporal muito mais favorável”, explica o nutricionista, profissional de educação física e fisiologista Ricardo Zanuto, professor das Faculdades Integradas de Santo André (Fefisa).

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Dia  -Converse sobre sexo

Saiu no Journal of Sexual Medicine: a capacidade de compreender os próprios sentimentos e de manifestar vontades foi a característica comum encontrada entre as mulheres que relataram ter prazer nas relações sexuais. E não por acaso. Afinal, ninguém vai para a cama com uma bola de cristal.
“É fundamental promover o diálogo sobre sexo na relação.
Os homens precisam ensinar às mulheres quais são seus pontos sensíveis e vice-versa, aceitando que sempre há muito que aprender nessa troca”, indica Maria Helena.
Agora, se pintar certa vergonha de tocar no assunto, do nada, o segredo é usar uma matéria de revista – como esta que você está lendo agora – como ponto de partida.

Dia  – Fortaleça os músculos

Atividades como o pilates e a ioga podem acarretar incríveis ganhos para a saúde sexual deles e delas. As duas práticas melhoram a capacidade respiratória, a resistência e a flexibilidade, além de trabalharem os músculos abdominais e da pelve.
 “Estudo publicado este ano pelo Journal of Sexual Medicine apontou que a prática regular de ioga promove aumento do desejo, da excitação, da lubrificação e favorece o orgasmo”, diz Zanuto.

Dia  – Cuide do peso

A quantidade de gordura corporal interfere sobre a maneira como seu corpo vai produzir determinados hormônios que podem afetar a vida sexual. “A obesidade leva à produção excessiva de algumas citocinas pelas células de gordura.
Essas proteínas, que servem à comunicação celular, podem afetar diretamente o metabolismo, aumentando os riscos de diabetes e da hipertensão, dois problemas que afetam a potência sexual e a libido”, alerta Zanuto.

Dia  – Manere no Álcool

Grande parte das pessoas usa a bebida para se desinibir nas relações sociais e acredita que ela possa ser um facilitador do encontro sexual. No entanto, a verdade é que, se exagerar na dose, você vai atrapalhar, e muito, a sua concentração na hora H.
Como consequência, a ereção ficará mais complicada para os homens, enquanto as mulheres terão mais dificuldade em sentir excitação.
Para piorar, o uso crônico pode levar a lesões irreversíveis do sistema vascular e do sistema nervoso.

Dia  – Fique de olho nos seus remédios

Medicamentos para o tratamento do diabetes, da hipertensão e da depressão, entre outros, podem ocasionar efeitos colaterais como uma baixa na libido, entre as mulheres, e a dificuldade para conseguir e manter a ereção, nos homens.
“Em grande parte dos casos, é possível fazer a substituição dos remédios por outros de igual ação, porém, com menos efeitos adversos.
O ideal é consultar seu médico a respeito”, aconselha o urologista Oskar Kaufmann, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Dia  – Monte um prato colorido

Optar por refeições balanceadas, em vez de se entregar às guloseimas, vai garantir energia extra para as atividades diárias, incluindo a sexual. “Quem faz dietas restritivas, pobres em carboidratos, pode apresentar fadiga e pouca disposição para o sexo”, explica Melo.
A carência de ferro é outro exemplo de distúrbio capaz de afetar a vontade de ter e dar prazer.

Dia  – Abra o apetite

O número de estudos cerca dos alimentos ditos afrodisíacos ainda não nos permite chegar a conclusões definitivas sobre a sua real ação no organismo. Para Nilson de Melo, o importante é encontrar os pratos que aumentem a energia e a disposição para o sexo, caso a caso. “As reações no organismo podem ser diferentes.
Então, é interessante que cada um descubra o que lhe desperta mais bem-estar e invista nisso”, defende.

Dia  – Consulte seu relógio Biológico

Quem disse que as relações sexuais devem acontecer sempre à noite? “Deixar a atividade sempre no último lugar, na lista das suas prioridades, e se disponibilizar para o sexo apenas quando estiver exausto é um erro.
Nessas condições, é bem provável que o casal faça um sexo menos elaborado e desinteressante”, alerta a psiquiatra Carmita Abdo, autora do livro Descobrimento Sexual do Brasil (Summus).
Então, que tal testar a sua disposição em outros períodos do dia e perceber como é o seu rendimento e o do parceiro? Pode ser que, pela manhã, depois de um sono revigorante, vocês desfrutem mais dos momentos de prazer.

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Dia  – Hora das preliminares

Se estiver em uma relação estável, o segredo para manter acesa a chama do desejo é investir nas preliminares. Mas não apenas no momento do sexo. As preliminares podem ser um jantar romântico a dois, uma boa massagem ou mesmo uma dança de rostinho colado. Manter uma convivência cheia de cumplicidade também ajuda.
“Sentir-se querida, não apenas quando o companheiro quer se relacionar sexualmente, é fundamental para as mulheres”, adverte a educadora sexual Maria Helena Vilela.

Dia  – Monitore seus hormônios

Desequilíbrios da tireoide e da glândula suprarrenal podem afetar de maneira importante a atividade sexual. “Em ambos os casos, a pessoa não se sentirá bem e disposta para o sexo. Ou estará ansiosa demais ou desanimada além da conta”, explica a endocrinologista Maria Angela Z. Marino, professora da Faculdade de Medicina do ABC.

Dia  – Esqueça as cobranças

Mulheres não devem se sentir na obrigação de estar sempre disponíveis para o sexo assim como homens também não precisam inculcar com a apresentação de um desempenho sexual incansável.
Os momentos de intimidade entre o casal não dependem disso e podem ser saboreados se não houver tanta preocupação com regras e padrões e, sim, em corresponder aos desejos de cada um.
“A qualidade é muito mais importante do que a quantidade”, garante o ginecologista Nilson Roberto de Melo.

Dia  – Não descuide da aparência

Já deu para perceber que sexo e autoestima têm tudo a ver, não? Pois é. Vem daí a importância de cultivar bons hábitos e de fazer um investimento em você, para sentir-se confortável, ao menos, todas as vezes em que se deparar com um espelho.
“Pessoas que estão bem com a sua aparência se sentem mais seguras e isso reflete na busca pela realização em todas as áreas da vida, incluindo o sexo”, diz o ginecologista Nilson Roberto de Melo.

Dia  – Faça um check-up básico

Qualquer tipo de problema que afete os órgãos sexuais, evidentemente, é um inimigo em potencial do prazer na relação. Daí a importância de marcar uma visitinha ao especialista – o ginecologista, no caso das mulheres e o urologista, no caso dos homens -, pelo menos uma vez por ano.
“O tratamento precoce de qualquer problema previne complicações que podem trazer danos irreversíveis” alerta a ginecologista Carolina Carvalho Ambrogini, coordenadora do Projeto Afrodite de Sexualidade Feminina na Unifesp.

Dia   – Escolha bem as gorduras

Batatas fritas, sorvetes e até mesmo aquela picanha suculenta, quando consumidos em excesso, podem estar roubando o seu prazer. O caso é que as tais gorduras trans e saturadas favorecem o entupimento das artérias, dificultando a circulação.
A circulação, por outro lado, tem relação direta com o desempenho na relação: é ela que permite a ereção, no homem, e a lubrificação, na mulher.

Dia  – Saia da rotina

Cuidado para não tornar a sua relação sistemática demais, até no que diz respeito ao sexo. Encontrar novas maneiras de estimular e de ser estimulado aumenta a motivação para o encontro sexual e garante muito mais prazer. “Para quebrar a monotonia, nem sempre é preciso diversificar a parceria.
Vale variar as situações, os locais, os horários para o sexo.
Quanto mais imprevisível a relação, mais interessante”, comenta Carmita.

Dia  – Acompanhe suas taxas

Tanto o colesterol alto quanto a pressão desregulada prejudicam a circulação e, consequentemente, a atividade sexual. Já o diabetes pode causar danos vasculares e nervosos de difícil tratamento.
 “Acreditamos que a doença seja uma das principais causas de disfunção erétil , 35% a 50% dos diabéticos apresentam o problema”, adverte Oscar Kaufmann.

Dia  – Contorne as limitações com criatividade

É natural que, especialmente com o passar da idade, o desempenho sexual sofra baixas. Porém, isso não deve servir como desculpa para abrir mão do prazer proporcionado pela atividade. A perda de flexibilidade, por exemplo, deve motivar a busca de posições diferentes.
“É aceitável que se diminua o número de relações, pois a disposição, em geral, não é mais a mesma.
Porém, isso não leva à perda da qualidade, ao contrário, livre da ansiedade dos tempos da juventude, o sexo, na maturidade, pode ser ainda mais intenso”, afirma o ginecologista.

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Dia  – Proteja-se

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), em parceria com o Ibope, realizou uma pesquisa com 500 usuárias de pílula anticoncepcional, de idade entre 15 e 45 anos, em cinco das principais capitais brasileiras.
No levantamento, 29% das mulheres disseram ter maior frequência sexual justamente por contarem com um método anticoncepcional.
“Não há dúvidas de que a sexualidade está também ligada a fatores emocionais como a sensação de liberdade, a ausência do medo de contrair doenças ou de engravidar”, comenta o ginecologista Nilson Roberto de Melo, presidente da entidade.

Dia  – Prepare-se para o sexo

É essencial criar um clima propício para a entrega. Colocar uma música suave, escurecer o quarto e desligar a TV podem ser boas maneiras de “avisar” o corpo que é chegado o momento de desacelerar. Esses cuidados também favorecem a concentração, fundamental ao envolvimento na hora H.

Dia  – Aceite as diferenças

Os homens são mais genitalizados, enquanto as zonas erógenas da mulher são dispersas. Para a psiquiatra Carmita Abdo, é importante tentar acertar os ritmos. “Enquanto a mulher precisa de mais tempo para se sentir excitada, o homem é mais rápido. Então, é preciso que um esteja conectado ao outro, para que ambos se satisfaçam”.

Dia  – Aproveite os momentosO orgasmo é uma consequência. Porém, se esse for o único objetivo na relação, todo o processo ficará prejudicado por conta de tanta ansiedade. Do mesmo jeito, se preocupar com as reações do parceiro ou mesmo com as contas a pagar vão mandar seu desejo embora rapidinho.
Então, no momento do encontro sexual, procure não pensar em nada e concentre-se apenas nas sensações.

Dia  – Faça só o que você querSegundo Maria Helena, é melhor deixar claros os seus limites do que fazer concessões de vez em quando, criando expectativas irreais no outro. “Para manter uma boa saúde sexual, fazer o que se tem vontade e não fazer o que não se tem vontade são duas escolhas que têm o mesmo peso.
Não há nada que justifique o fato de ir contra um valor ou um desejo seu”, garante.

Dia  -Use recursos Com o avanço da idade, a lubrificação na mulher pode diminuir muito. Nos homens, o problema principal é a dificuldade de conseguir e manter a ereção. E, em ambos, a falta de desejo compromete a vida sexual.
Porém, felizmente, muitos destes obstáculos podem ser contornados com acessórios, produtos e até mesmo medicamentos.

Dia  – Tenha prazerÉ fundamental que o parceiro termine a relação tão feliz quanto você. Porém, não vale pensar apenas em satisfazê-lo. Conhecer seus gostos, comunicá-los e dar vez às suas fantasias é tão importante quanto permitir que o companheiro faça o mesmo.
“Tudo é permitido no sexo, desde que se evite situações de risco”, diz Maria Helena.

Dia  – Preocupe-se menos com as regrasE mais com o seu prazer. Afinal, não existe um método ideal para o sexo. “O importante é obter satisfação na relação. E o que é satisfatório para um pode não ser para o outro.
Por isso não falamos em número mínimo e máximo de relações e nem na obrigatoriedade do orgasmo”, explica a ginecologista Carolina Carvalho.

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