Os Benefícios do Pilates para Gestantes

Você sabia que o 7 em 9 dos casos é recomendado o pilates para gestantes?

A gravidez é um momento ideal para começar a se cuidar a sério, tanto em termos físicos como emocionais. Um bom programa de exercícios vai lhe dar a força e a resistência necessárias para carregar o peso extra da gravidez e para aguentar o estresse físico do parto.

Também contribui para que você entre em forma mais rápido depois que o bebê nascer.Além disso, a atividade física ajuda a melhorar o humor, com a liberação da serotonina — o que reduz o risco de você sucumbir a uma certa tristeza comum nessa fase.

O Pilates na gravidez

Uma atividade física que pode ser realizada neste período é o Pilates, podendo trazer benefícios à gravidez e ao parto. Alongando e fortalecendo toda musculatura que sustenta a coluna vertebral e os músculos pélvicos, irá prevenir as dores lombares e tensões musculares tão comuns na gravidez. PILATES PARA GESTANTES

Além do estrogênio e da progesterona, outro hormônio, chamado relaxina também se eleva.

A relaxina proporciona maior mobilidade aos ligamentos, permitindo a estabilidade das articulações. As articulações que conectam os ossos da pelve tornam-se mais frouxas e alongadas, preparando-se para o parto. Contudo, a estabilidade articular é reduzida.

O método Pilates incentiva o controle muscular postural, que compensa os ligamentos enfraquecidos, ajudando a evitar os problemas comuns nas articulações e a tensão lombar. As técnicas de respiração trabalhadas no Pilates também ajudam a relaxar e respirar com mais eficiência, induzindo a calma e reduzindo de forma eficaz os níveis do cortisol, que é o hormônio do estresse.

Benefícios do Pilates para Gestantes

Os movimentos do método Pilates ajudam a melhorar a circulação, principalmente nos membros inferiores e reduzem a tensão na parte superior das “costas” e nos ombros, ocasionados pelo aumento das mamas.

Veja também:   Bruxismo: Como Saiba Evitar e Parar de Ranger dos Dentes

O equilíbrio do tronco é fornecido pelos músculos abdominais, principalmente o transverso do abdômen, o qual emerge da pelve e se infiltra na caixa torácica e no diafragma, envolvendo o tórax como uma cinta larga. Um músculo transverso fortalecido evitará que a pelve se desloque muito para frente, causando desconforto na região lombar inferior durante os estágios finais da gravidez.

Os exercícios do Pilates para grávidas

Os exercícios são adaptados conforme cada fase da gestação, inicial, intermediária e final, além do pós-parto imediato e seis semanas após.
É importante que o obstetra indique o método Pilates, pois o profissional terá mais segurança em ministrar os exercícios.

pilates para gravidasA gestante que nunca praticou o método não deve iniciar na gestação, mas que já praticam devem iniciar os exercícios a partir da 12ª Semana de gestação.

A gestante deve procurar um profissional com formação em Pilates de confiança.

Trabalha o corpo como um todo – corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva.

Nos exercícios de Pilates na gravidez, os alongamentos são estimulados sempre levando a uma maior flexibilidade do corpo.
Com o envelhecimento, torna-se maior o número de ligações de colágeno intra e intermolecular, o que dificulta o “deslizamento” das proteínas. O tecido fica mais rígido, menos elástico e mais propenso a lesões.

Com um estilo de vida pouco ativo, o envelhecimento, a imobilização e as doenças neuromusculares diminuem o tamanho e a quantidade de tecido colágeno.

Consequentemente, o tecido muscular se enfraquece e a elastina aumenta proporcionalmente. Dessa forma, o tecido combina a elasticidade com a fraqueza.

 

Artigos Relacionados