Microagulhamento: terapia de indução de colágeno provoca microferimentos na pele para preencher marcas

É possível preencher cicatrizes, marcas de acne, manchas, além de reorganizar as fibras internas.

Na estética, a motivação é a transformação. Transformar-se em mais bela(o), em mais jovem, transformar a autoestima. Transformar significa também trocar, substituir. E essa é a premissa da terapia de indução de colágeno, também conhecida como microagulhamento.
 Um pequeno rolo com agulhas minúsculas provoca microferimentos na pele, que se esforça para se restabelecer após ser lesionada.
É justamente a capacidade de se recompor, produzindo colágeno, que garante a renovação da pele.
 “Assim, é possível preencher cicatrizes, marcas de acne, além de reorganizar as fibras internas, deixando a pele mais firme e com mais vitalidade”, explica a esteta Helena Peres Ferreira, especialista em biomedicina estética.

Objetivo: É um procedimento baseado no uso de micro-agulhas, sendo um método simples e natural de regeneração da pele. É um método alternativo à Luz Pulsada, Laser e Peelings que agem de forma ablativa. Já o Microagulhamento age de forma construtiva (mais fisiológico), podendo ser utilizado em qualquer tipo de pele.

Esta técnica é indicada especialmente para melhoria da flacidez de pele facial e corporal, estrias, cicatrizes atróficas (brancas) de acne, cirurgia e queimaduras, e também para queda de cabelo. Tem vantagem de ser procedimento feito no consultório, custo baixo, bem tolerado, com período curto de recuperação e sem dor.
A expectativa é de melhora após primeira sessão (1 mês após).

Como é feita: Nesta técnica, a pele é perfurada superficialmente, criando múltiplos micro-canais, através dos quais se utilizam formulações com princípios ativos à base de fatores de crescimento e peptídeos nanoencapsulados que penetram nestes micro-canais com maior efetividade.
O objetivo é a estimulação da derme com renovação do colágeno e angiogênese, e é denominada Terapia por Indução de Colágeno.

Recuperação: A possibilidade de complicações é remota e temporária. Quando ocorre, geralmente aparece na forma de vermelhidão prolongada ou algumas manchas roxas. Conforme o resultado inicial e indicação médica, outras sessões podem ser realizadas para melhora adicional.
Nos primeiros dias ocorre uma vermelhidão, parecida com quem toma um sol de praia sem filtro solar que costuma ceder entre 3-7 dias.

Novo conceito para produzir colágeno naturalmente na sua camada dérmica

Inovador sistema de entrega intradérmico, onde ingredientes cosméticos penetram mais fundo na derme e estimulam a produção de colágeno através da indução percutânea em um processo cicatrizante. De modo geral, a possibilidade de ingredientes ativos penetrarem a primeira barreira epidérmica (Stratum Corneum) é aproximadamente de 0.
03% por aplicação, e devido as características das células, como queratinização, mesmo essa quantidade de penetração não pode ser esperada todas às vezes.

Para corrigir isso, foi desenvolvido um sistema para formação de múltiplos microcanais fracionados, cujo procedimento é denominando microagulhamento, onde o uso de rolamentos cobertos de discos agulhados aumentam enormemente a taxa de penetração eficaz na derme e epiderme ao simular uma nova rota trans-celular para criar um novo Sistema de Entrega Transdérmico dos Ativos Cosméticos.
 Além disso, as micro agulhas estimulam uma cicatrização natural da derme que induzem a produção natural de colágeno para maximizar as habilidades de recuperação das células da pele ao reduzir rugas e pigmentação, além de melhorar a firmeza e o tom da pele.

O microagulhamento recupera a pele envelhecida ao estimular a produção natural de colágeno, de maneira semelhante as técnicas de resufacing, tais como as cirurgias a laser ou técnicas de peeling, e não há praticamente nenhum efeito colateral, aumentando a espessura da pele em 8%, tornando-o a verdadeira solução antienvelhecimento da pele da próxima geração.

Microagulhamento: terapia de indução de colágeno provoca microferimentos na pele para preencher marcas

Sobre a estrutura da pele.

A epiderme é a camada mais superficial da pele que está em contato com o meio externo, e protege o corpo contra influências externas. Em suma, os humanos não podem viver sem pele. É o último mecanismo de defesa que protege a derme contra bactérias, pó e outras influências ambientais que possam se infiltrar no organismo. Tem apenas entre 0.
12 mm de espessura, o que é o mesmo de uma folha de filme, e é composta de uma camada translucida de queratina.
A camada mais profunda da queratina é a base, que produz queratinócito num ciclo de 28 a 30 dias.
Os queratinócitos se movem em direção à superfície e formam o stratum corneum.
Apesar de ter apenas a espessura de 0.
1 mm, é um mecanismo de defesa extremamente eficiente.
O Stratum corneum ( membrana de proteção da epiderme), previne eficazmente que substâncias externas ou reagentes em cosméticos ou produtos farmacêuticos penetrem na pele.
A taxa de sucesso de cosméticos usando a melhor tecnologia lisossômica é de meros 0.
(Estudo feito pela Universidade de Marburg-Alemanha).

Veja também:   Estresse é um vilão sorrateiro; fique atento aos sinais

O microagulhamento danifica a pele?

Praticamente não existem relatos de efeitos colaterais em todos estudos clínicos publicados. O microagulhamento cria micro canais num período curto de tempo que maximiza a penetração eficaz de substâncias no stratum corneum (criando aproximadamente 500.000 em 5 minutos).

O microagulhamento aumenta o efeito de absorção de cosméticos?

De acordo com dados confirmados pela Universidade de Marburg (Alemanha), a habilidade das micro agulhas de melhorar a permeabilidade já está provada (aproximadamente 4. O SKIN ROLLER (DTS Beauty Roller) é um aparato manual que ajuda na penetração de substâncias ativas.
Se uma substância é realmente eficaz, o roller vai fazê-la penetrar mais fundo na pele.
Usando o SKIN ROLLER (DTS Beauty Roller) haverá penetração mais rápida e em maior quantidade.

– É realmente possível fazer o colágeno penetrar na pele?

Sim, colágeno na apresentação em seringas (chamados preenchedores) geralmente é injetado na pele através de seringas porém o colágeno injetado estará totalmente absorvido entre 3 e 6 meses. Este é o grande mérito do microagulhamento , que promove a Indução Percutânea de Colágeno a um custo menor e com satisfação maior do paciente.

Quantas vezes posso usar o SKIN ROLLER (DTS Beauty Roller)?

Nós recomendamos usar o SKIN ROLLER (DTS Beauty Roller) apenas uma vez. Os produtos para uso pessoal com agulhas curtas que perfuram micro canais somente na camada hipodérmica podem ser usados repetidamente por aproximadamente 100 vezes. Se necessário, podem ser usados diariamente sem efeitos colaterais.
Entretanto, é óbvio que o quanto mais forem usados mais rapidamente se deterioram.

Quanto tempo leva uma sessão de microagulhamento?

A quantidade de perfuração e rolagem é baseada no tempo de aplicação. A parte importante é determinada pela própria freqüência de rolagem. Aplicando 10 vezes pode criar 600 furos por centímetro quadrado. Isso é suficiente. 3 minutos bastam para a testa e 10 minutos para o rosto inteiro. Leva mais ou menos o mesmo tempo para o pescoço e outras áreas.
5 minutos representam 500.
000 micro canais.
Calcule: O número de poros na face é de apenas 150.

Como devo usar o SKIN ROLLER (DTS Beauty Roller)?

Puxe suavemente a pele com a mão livre, e repetitivamente role o roller na área desejada. Quando estiver rolando, mude de direção levantando o roller alguns centímetros para mudar o ângulo das agulhadas. Teoricamente, isso vai impedir que se criem furos idênticos na mesma área.
Conte o número de movimentos e prossiga devagar até que se familiarize com o processo.
Em geral o procedimento de cada rolagem em cada área segue em 4 rolagens (8 total ida e volta), no Maximo 3 segundos contados mentalmente.

Quanto devo pressionar?

Não force o SKIN ROLLER (DTS Beauty Roller). Ponha pressão suficiente, mas não muita. A agulha não vai penetrar por causa da força. Isso porque o comprimento da agulha sempre criará limitações para a superfície do roller.
Uma sugestão é que para áreas ósseas tais como a testa deve-se segurar o roller com a posição de empunhadura de escrever com caneta e para outras áreas colocando a luz do dedo indicador na marca indicativa da sigla DTS presente em cada roller.
Outra dica é que necessariamente ao proceder a rolagem deve iniciar o processo do “orvalho”onde se caracteriza o uso da pressão correta.
A ausência do “orvalho” ou ou excesso caracterizam pressão inadequada.

O que é TIC (Terapia de Indução de Colágeno)?

O corpo humano reage até mesmo com o menor corte para cicatrizá-lo o quanto antes. Esta habilidade de curar cortes forma fibras de colágeno, através de vários fatores de crescimento que criam tecidos de conexão. Pequenos furos não significam muito, mas milhares de furos juntinhos é uma história totalmente diferente.
Colágeno em quantidade suficiente formará novo tecido.
A formação desse novo colágeno vai incrivelmente suprir a perda de tecidos pela idade.
O roller tem praticamente 0% de efeitos colaterais quando comparado com outras técnicas de resurfacing e tratamentos químicos como peelings.
Alguns tratamentos queimam a camada hipodérmica e uma queimadura de segundo grau na camada dérmica.
E a derme reage diferentemente a esses danos minúsculos.
Tal método de remover completamente a camada dérmica leva até mais de 6 meses pra se recuperar, o que leva a efeitos colaterais como pele hiper sensível, cicatrizes e manchas.

Veja também:   Triglicerídeos x Colesterol: qual a diferença entre eles?

Com que frequência devo receber o microagulhamento?

Leva algum tempo para formar novas fibras e tecidos de colágeno. O Intervalo entre as sessões devem ser entre 21 e 30 dias, ou seja, no mínimo 21 dias pois a pele necessita de período chamado de “down-time” onde ocorre o processo de inflamação, proliferação e remodelagem do tecido. O resultado se dá entre a oitava e décima segunda semana.
Porem dependendo da indicação logo na primeira sessão do tratamento sinais de melhora já são visíveis.
Discuta com seu médico a necessidade de novo tratamento.
O recomendável é 2 ou 3 vezes por ano.
O mais importante é que para todos os tratamentos há melhora de até70% efetiva de acordo com Estudos Clinicos Publicados.

Quando posso sair depois do microagulhamento?

A pele ficará vermelha logo após o tratamento, variando de acordo com o tipo de pele. Isso deve desaparecer em 1 dia. Espere um dia até sumir a vermelhidão. Importante não utilizar protetor solar, tampouco maquiagem logo após uma sessão de tratamento. Espere pelo menos 3 horas até utilizar algum destes produtos.
Também não se exponha ao sol logo após sessão de microagulhamento.

O microagulhamentoO  pode eliminar cicatrizes?

A cura de cicatrizes depende de profissionais médicos. Para sinais de acne um SKIN ROLLER (DTS Beauty Roller) de 0.5 mm pode ser indicado e para cicatrizes grandes de acidentes ou cirurgias um SKIN ROLLER (DTS Beauty Roller) de 1. Para cicatrizes as agulhas são reforçadas, penetram o duro tecido das cicatrizes e não ficam cegas.
No fim o tecido amolecerá, alisará e retornará a sua cor original.
Porem sempre dependera da indicação de paciente para paciente que o medico poderá optar pelas agulhas 0,5mm , 1,0mm , 1,5mm ou 2,0mm.

Posso usar o microagulhamento sobre marcas de espinhas (acne)?

Sim. Muitos pacientes se livram dessas marcas. Assim como para todos tipos de acne o microagulhamento pode ser utilizado, tendo protocolo especifico para cada uma delas.

O microagulhamento melhora a pele irregular?

Muitos médicos reportam excelentes resultados em pele irregular que ao fim do tratamento fica suave.

O microagulhamento funciona em homens?

Certamente. Como o microagulhamento não causa dor, os homens se sentem menos intimidados do que em outros tratamentos.

O microagulhamento pode causar envelhecimento da pele?

Não, pelo contrário, ele vai estimular o rejuvenescimento da pele.

O microagulhamento é eficaz sobre as pálpebras?

Não. Não o use sobre as pálpebras.

Posso fazer o microagulhamento combinado com microdermabrasão?

Sim. O microagulhamento pode ser usado com outras formas de tratamento, como por exemplo, na remoção de queratina.

O SKIN ROLLER (DTS Beauty Roller) inibe a hiper pigmentação?

Não necessariamente. Ele pode ser a grande solução para tratar a pele pigmentada sem retirar a camada hipodérmica, mas o resultado não é garantido.

Já poderei ver grande diferença após apenas uma aplicação de microagulhamento?

Nós recomendamos o tratamento pelo menos 3 vezes, com intervalo mensal. Mas você já poderá notar a diferença na primeira vez.

Quando e onde devo evitar usar o microagulhamento?

Não o use em pele doente, queloide, verruga, furúnculo, pele infeccionada ou pele muito sensível. Não use o seu roller em outras pessoas. Seu uso é único e individual.

É necessário utilizar creme anestésico ? Quais cremes anestésicos posso usar para o microagulhamento?

Isso depende. Para as sessões de microagulhamento de 0,25mm não há necessidade de utilização de qualquer anestesia, pois este comprimento de agulha não promove dor e não promove sangramento.
Agora para as apresentações acima de 0,25mm, ou seja, 0,50mm, 1,0mm , 1,5mm , 2,0mm é obrigatória a utlizacao de creme anestésico podendo ser Lidocaína 2% encontrados em farmácias de manipulação ou produtos de referência tais como Dermomax, Emla, ou Anestésicos da EMS ou Germed.
Sugestão: para procedimentos acima de 0,50mm, onde a utilização do creme anestésico é obrigatória sugere-se utilizar o roller 0,25mm logo após a aplicação do creme anestésico afim de acelerar o processo de anestesia de pele e consequentemente abrindo a possibilidade do médico poder atender o dobro de pacientes.

Veja também:   Teste detecta o ebola em até 60 minutos

Quais itens “gastáveis”devo utilizar para cada procedimento de microagulhamento?

Luvas estéreis, algodão, gases estéreis, soro fisiológico ,alcool 70%, clorohexidina ou germex, creme limpador (cleanser), creme anestésico.

Posso esterilizar o SKIN ROLLER (DTS Beauty Roller) ?

Não é indicado esterilizar em Autoclave, Oxido de Etileno (ETO) ou quaisquer outros equipamentos de esterilizacao. A tentativa de esterilização do roller vai danificar completamente o equipamento.

Quais ingredientes ativos posso associar na sessão de microagulhamento para tratamento de rugas e hiperpigmentacao?

Pode-se associar quaisquer cosméticos estéreis livres de conservantes ou agentes químicos tais como dmae, hidroquinona, fatores de crescimento, moduladores hormonais, ácido hialurônico, argireline, tensine, aloe vera, vitamina C, aquaporine, polifenóis e arbutin.

Posso associar SKIN ROLLER (DTS Beauty Roller) com outras terapia?

Sim, é possível utilizar o SKIN ROLLER (DTS Beauty Roller) com recursos auxiliares de acordo com indicação clínica.

Avisos para profissionais

  • O produto deve ser usado por um médico, que leve em consideração a idade, sexo e estado físico do paciente;
  • Que faça um diagnóstico da condição da sua pele;
  • Tome a decisão de usar ou não anestesia;
  • Escolha a droga apropriada para aplicar em sua pele.
     O SKIN ROLLER (DTS Beauty Roller) para clínicas só é comercializado para instituições médicas (Venda aberta ao público é proibida).
    Deve ser utilizado apenas uma vez e descartado na embalagem exclusiva.

.

Efeitos colaterais do SKIN ROLLER (DTS Beauty Roller)

  • Pode causar uma reação alérgica na pele do paciente. (Aqueles que sofrem de alergia ao metal não devem usar o produto).
  • Pode irritar a pele com acne ativa. (A acne em desenvolvimento pode piorar. Repense o uso se houver acne ativa).
  • Pode causar pigmentação em peles sensíveis.
    (Aqueles que têm pele sensível podem ficar com manchas quando o SKIN ROLLER (DTS Beauty Roller) é pressionado fundo demais).

.

Contra indicação

  • Formas raras e severas de cicatrizes queloidianas;
  • Diabetes;
  • Doença neuromuscular;
  • Distúrbio hemorrágico;
  • Doença vascular;
  • Corticoterapia aguda ou crônica;
  • Terapêutica aguda ou crônica com anticoagulante;
  • Presença de cânceres de pele;
  • Verrugas;
  • Ceratose solar;
  • Infecção cutânea;
  • Pele sensível ou com alguma patologia;
  • Gravidez;
  • Acne aguda;
  • Herpes ativa;
  • Uso de Roacutan;
  • Rosácea ativa;
  • Alergia(metal e cosmético);
  • Pele queimada de sol.

.

Orientações

  • Não coloque pressão excessiva no Roller.
  • Evite usar o produto sobre os lábios e região dos olhos (especialmente nas pálpebras) onde a pele é mais fina.
  • Em caso de irritação, inflamações, reações alérgicas e outros problemas, pare de usar o produto imediatamente.
  • Certifique-se de verificar o lacre, danos e termo de validade na embalagem antes de usar.
  • Atenção especial ao passar o roller sobre regiões ósseas, colocar menos pressão.
  • Pode causar hiperpigmentação pós inflamatória.
  • É muito importante a utilização de filtro solar com ampla proteção UVA e UVB.
  • Não é indicado esterilizar em Autoclave, Oxido de Etileno (ETO) ou quaisquer outros equipamentos de esterilização.
    A tentativa de esterilização do roller vai danificar completamente o equipamento.

.

Atenção: Como todo procedimento estético disponível no mercado, o microagulhamento também possui restrições sobre quem pode realizar o método. O tratamento não deve ser feito em área do corpo com infecções e em pacientes com tendência à formação de queloide.
Por isso, o procedimento deve ser feito no consultório dermatológico, para que o dermatologista possa avaliar as condições clínicas do paciente, para saber se é possível aplicar esta técnica e atender as necessidades desta pessoa.

Artigos Relacionados