Como montar um Cardápio para Emagrecer

Atualmente, muitas pessoas procuram cardápios prontos para conseguir emagrecer, porém tentam seguir o cardápio religiosamente, invés de usar variações tornando impossível de seguir uma dieta ou uma alimentação saudável.

Depois acabam procurando diversas dietas radicais, tratamentos e remédios para auxiliar no emagrecimento. Porém, essas opções não são a melhor maneira para emagrecer com saúde.

O ideal é montar uma dieta saudável com várias opções de alimentos para emagrecer como mostraremos no post de hoje.A dificuldade montar e seguir uma dieta balanceada.

Realizar uma dieta, muitas vezes, é difícil. Algumas possuem restrições demais, são as que chamamos de dietas radicais e também são eficazes apenas de início frustrando as pessoas que as seguem.

Já montar uma dieta balanceada, eficiente e reeducar sua alimentação também é árduo, uma vez que é difícil saber quais são os alimentos para montar o cardápio pra emagrecer e manter a saúde ao mesmo tempo. Mas reeducar o organismo e os hábitos alimentares para que emagrecer é a regra primária, e por mais complicado que seja o caminho, o objetivo final – o emagrecimento – será satisfatório e de longo prazo como explicado no livro emagrecer de vez.

Como montar um cardápio para emagrecer?

Para falar a verdade, montar um cardápio para emagrecer não é tão complexo, basta você ter o conhecimento necessário para tal. Existem algumas dicas e princípios que devem ser seguidos, mas como um todo não existe o corte de nenhum nutriente ou outra substância para perder peso, o que é necessário é cortar as calorias de forma balanceada para não prejudicar o organismo.

Basicamente, o cardápio para emagrecer precisa excluir alimentos muito calóricos, ou seja, deve ser uma rotina com alimentos baixos em calorias. Geralmente, aqueles alimentos ricos em açúcar e gordura são os que mais possuem calorias.Dicas e princípios para montar um cardápio para emagrecer.

Veja também:   8 Alimentos para Ganhar Massa Muscular

Restrição de alimentos pode ser prejudicial para a saúde, como, por exemplo, desenvolvimento de doenças, perda de energia para fazer exercícios físicos e de massa muscular. Portanto, aliar uma dieta equilibrada com a prática de exercícios físicos é a chave para emagrecer com saúde.

Um cardápio para emagrecer deve conter dicas e princípios que promovam uma dieta para emagrecer com saúde, sendo de extrema valia aplicar na rotina diária de alimentação.

Água: a ingestão de água é uma parte fundamental da vida cotidiana, e excelente atributo para ajudar no emagrecimento. A água, além de hidratar o corpo, mantém o bom funcionamento dos órgãos e ajuda na diminuição da retenção de líquido e auxilia o intestino.

Dormir bem: É importante dormir bem, uma vez que você durma pouco seu organismo acaba ficando prejudicado e não queimando calorias como devia.

Fazendo refeições saudáveis: Uma refeição saudável é aquela composta por carboidratos, proteínas, grãos e salada. Tudo em uma medida que satisfaça o organismo. Repetir refeição ou ingerir uma quantidade maior de carboidrato do que o resto também interferem no emagrecimento.

Tamanho das porções: há muita variação na quantidade correta de porções na hora das refeições. A ideia é utilizar um prato de tamanho menor, para que haja a ideia de estar cheio – mesmo com menos alimentos.

Alimentar-se a cada 3 horas: pode parecer estranho, mas o corpo precisa de energia para encarar o longo dia que tem pela frente, por isso, cabe realizar lanches pequenos para deixar o organismo funcionando. A regra é comer algo a cada 3 horas, sendo o ideal uma fruta ou um cereal.

Alimentos termogênicos: esses alimentos são aceleradores de metabolismo fazendo com que haja o emagrecimento rápido. Inseri-los em uma dieta equilibrada para emagrecer é um princípio interessante. Pimenta, canela e gengibre são alguns exemplos desses alimentos que podem ser ingeridos dentre as várias refeições.

Veja também:   As Dietas Simples que Realmente Funcionam

Alimentos em seu Cardápio para Emagrecer:

Frutas, legumes e verduras: não só para o emagrecimento, esses três itens têm, em suas características, nutrientes, fibras, vitaminas e proteínas que são essenciais ao corpo e que devem fazer parte da alimentação diária. Além de saborosas, as frutas são a melhor sugestão para os lanches rápidos, como, por exemplo, a maçã que transmite maior saciedade.

Leite: para o cardápio para emagrecer, o leite mais indicado é o desnatado, pelo fato de possuir menos gorduras saturadas. O leite é rico em cálcio e ajuda e fortalece a estrutura óssea.

Alimentos integrais: substituir o pão branco pelo pão integral, e outros itens como a farinha e o macarrão por composições integrais auxiliam no emagrecimento, além de fornecerem mais sensação de saciedade. Outro lembrete sobre os alimentos integrais é que eles não passam por processos de industrialização, e com isso, são mais puros.

Frutos do mar: são alimentos importantes por sua composição rica em minerais e ômegas, sendo eficazes para um emagrecimento saudável.Outras dicas importantes que indiretamente afetam o emagrecimento é dormir bem, além de se habituar a ler os rótulos dos produtos que serão adquiridos, para conhecer as substâncias e propriedades que podem – ou não – intrometer-se na perda de peso.

 

Artigos Relacionados

Saúde Próspera