Porque a maioria das pessoas é destra?

Não existem estudos que expliquem essa relação com clareza. Contudo, acredita-se que essa característica tenha origens genéticas. O que define se a pessoa será destra ou canhota é a chamada dominância hemisférica. O lado esquerdo é o responsável pelo raciocínio verbal, ligado à função da razão.
Já o hemisfério direito cuida da percepção visual, ou seja, quando se olha as coisas e consegue reconhecê-las.
Então, as pessoas destras ou canhotas são regidas pelo hemisfério que as domina.
No caso das destras, o lado dominante é o esquerdo e, nas canhotas, o direito.
Ainda é possível desenvolver a neuroplasticidade, ou seja, uma criança muito estimulada consegue se desenvolver para escrever, por exemplo, com ambas as mãos.

Outras dúvidas

Existem algumas especulações sobre o motivo de existir uma predominância na população em seguir o mesmo padrão. Uma delas é que é mais fácil aprender uma habilidade com a sua mão direita olhando outra pessoa fazendo a mesma coisa usando a mão direita dela do que usando a sua mão esquerda.
Ou seja, é mais fácil imitar a mão direita de outra pessoa usando a sua direita, e o mesmo vale para a sua esquerda.
Portanto uma população cuja a maioria das pessoas concordasse teria uma vantagem maior em passar seus genes do que uma população misturada.

Por que, em geral, só os membro de um lado do nosso corpo possuem uma maior habilidade motora? Não seria melhor ser ambidestro?

Talvez, mas para muitas operações precisas (descascar uma fruta, talhar um pedaço de madeira, etc) só é necessário ter uma mão habilidosa. Então, assumindo que praticar algo com uma mão não faz com que você aprenda com a outra, é mais vantajoso treinar somente uma mão do que treinar as duas.

Veja também:   Carne vermelha realmente faz mal à saúde?

A maioria das pessoas é destra porque é vantajoso?

Certamente parece ser vantajoso ser destro num mundo cheio de coisas e produtos feitos para pessoas que usam a mão direita predominantemente. Há pessoas que afirmam que canhotos tendem a viver menos, mas esta ideia não é bem aceita por cientistas e provavelmente é falsa.
Em muitos casos os canhotos tem vantagens, como em alguns esportes e artes marciais (isto acontece porque os destros não costumam treinar com canhotos, já os canhotos estão acostumados a treinar com destros.
)

Existe algum traço genético que dite a predominância da pessoa ser canhota ou destra?

Parcialmente. Uma das estatísticas mais interessantes sobre este tema é que dentre gêmeos idênticos, se um é canhoto, o outro só é canhoto também 76% das vezes. Logo, o fator genético tem alguma influência, mas ele não explica o fenômeno completamente.

A maioria das pessoas são destras porque por aprendizagem imitaram seus pais, ou seja, este traço pode ser devido a criação?

Crianças adotadas tendem a ser destras/canhotas seguindo seus pais biológicos e não seus pais adotivos. Isto sugere que este traço tende a ser mais genético do que devido ao ambiente que a criança cresceu.

Artigos Relacionados

Saúde Próspera