Candidíase – Conheça as causas, sintomas e tratamentos

O que é Candidíase?

Candidíase, é uma infecção sistêmica causada pelo fungos da Candida albicans. A Candida albicans é um tipo de fungo (levedura) que vive em harmonia no organismo, quando em equilíbrio com os fungos e bactérias da flora intestinal.

Porém, quando em excesso, ataca áreas úmidas e ligeiramente expostas, como boca e os órgãos genitais. Porém além desses locais é comum encontra-las também nas dobras da pele.

Mas a população da candida concentra-sem sua maioria no sistema digestivo. Essa situação, proporciona crises recorrentes de candidíase quando não tratado no problema raiz.

Pessoas não ficam doentes por causa apenas pela presença de candida no organismo, pois a presença de fungos e as bactérias boas (chamados de probióticos) manter a população de candida em equilíbrio, impedindo a infecção que é originada pelo crescimento exagerado da população desse fungo.

Sintomas da Candidíase

No entanto, quando há um crescimento excessivo da quantidade do fungo da Cândida, seu corpo vai reagir de forma em várias maneiras. Dos quais as mais comuns são:

Problemas no sistema digestivo

Sim, mesmo acostumado com a presença do fungo, o primeiro a reagir quando há crescimento excessivo de cândida vai ser aqui, no intestino, causando a candidíase intestinal.

Os sintomas mais comuns são movimento irregulares do intestino como constipação, diarreia, inchaço e cãibras.

Manifestação de alergias

Esses sintomas da candidíase pode complicar o diagnostico, pois pode ser  confundido com sintoma de uma simples reação alérgica.

Para ter uma ideia se está sendo provocado pela mesmo pela Cândida, observe se a sua alergia coincide com outros sintomas mencionados abaixo:

Erupções e coceira em áreas localizadas do corpo e até mesmo na boca

Problemas de pele que pode envolver descamação da pele (candidíase cutânea), e também a presença de pequenas saliências na área afetada.

Outros sintomas da candidíase podem assemelhar crises alérgicas como:

  • Presença de manchas brancas no interior da boca,  são encontradas normalmente na língua, palato e lábios e também nos cantos da boca.
  • Coceira e sensação de queimação na área vaginal (também conhecido como infecção vaginal) e vermelhidão e feridas no pênis (infecção peniana). De acordo com estudos, acredita-se que 75% das mulheres apresente esses sintomas pelo menos uma vez. A presença de corrimento espesso branco ou acinzentada também pode ocorrer, assim como dores e o desconforto durante a relação sexual.
  • Surtos frequentes de gripe e resfriados. Os fungos não causam resfriados diretamente, mas eles têm um efeito sobre o sistema imunológico. E quando o sistema imunológico está enfraquecido, você está mais propenso a pegar resfriados e / ou a gripe.

Esses sintomas são mais localizadas e, geralmente, quando no início, o tratamento pode ser simples e de recuperação rápida.

No entanto, com a evolução da doença, os efeitos da candidíase pode se tornar muito grave causando sintomas tais como:

Veja também:   Risco de aborto espontâneo é maior para mulheres com endometriose

Dores de cabeça e irritabilidade ou ser incapaz de se concentrar ou ficar tonto facilmente.

Isso é simplesmente mais do que apenas o resultado de uma desconfortável estado, devido a outros sintomas. Problemas com a concentração pode ser um indicador de que o sistema nervoso já está afetado. Exaustão apesar do fato de que você não exerça demasiada atividade é outro indicador de que a infecção se espalhou por todo o corpo e é já sistêmica (deep candidíase). Mais grave passos precisam ser tomados para resolver a condição.

Apesar de estes alarmantes indicadores de que há boas notícias. A primeira é que a maioria das pessoas infectadas com candidíase pode ser tratada sem ter o verdadeiro permanente danos causados aos seus corpos.

A segunda boa notícia é que as pessoas, que ficam bem de candidíase, enquanto eles mantenham saudáveis, será pouco provável que se submeter a doença pela segunda vez. Mesmo aqueles diagnosticados com profunda candidíase, enquanto o tratamento é administrado imediatamente para evitar a infecção de chegar principais órgãos, tem boas perspectivas para a recuperação total.
Sintomas da Candidíase - tratamento para Candidíase

O Que é Candida Albicans?

Candida Albicans é um fungo, que geralmente vive no sistema digestivo em equilibrio com o organismo e que quando em excesso gradualmente se espalha para outras partes do corpo. É um  parasita forte, invasivo e, geralmente, atribui-se à parede intestinal e torna-se um residente permanente dos órgãos internos.

A Candida Albicans causa inúmeros problemas de saúde para um grande número de homens e mulheres. Estes problemas de saúde podem ser causados pela moderados ou graves de infecção por Candida que afetam várias partes de seus corpos. Candida Albicans tem a capacidade de produzir 75 substâncias tóxicas que podem contaminar o corpo humano. As toxinas produzidas por Candida, contaminam os tecidos e enfraquecem o sistema imunológico, as glândulas, os rins, a bexiga, os pulmões, o fígado, o cérebro e o sistema nervoso.

Candida Albicans é tão invasivo que entra no aparelho digestivo de parede em forma de fungo onde se desenvolve  como estruturas que penetram na parede, quebrando a barreira de proteção entre o trato intestinal e a circulação sanguínea. Esta desagregação permite a entrada de corpos estranhos, como substâncias tóxicas na corrente sanguínea, que podem prejudicar vários sistemas do corpo.

Essa quebra da barreira resulta em alguns dos principais problemas, especialmente quando as proteínas e outros alimentos não são digeridos ou são eliminados. Também pode atacar o sistema imunológico e provocar reações graves de alérgicas, de fadiga e outros problemas de saúde.

A Candida Albicans, juntamente com algumas bactérias na corrente sanguínea é perigoso, já que ela vai ser capaz de encontrar o seu caminho para outros tecidos. Isto pode trazer-lhe mais problemas de saúde graves, como o inchaço das articulações, dor torácica, problemas de sinusite, problemas de pele, etc.

Não muito comum mas muito preoculpante, a Candida também pode causar alguns ataques cardiações. Há casos relatados de pessoas que nunca foram diagnosticadas com problemas de coração, mas, em seguida, morrem de um ataque cardíaco, sem motivo aparente. Além disso, a investigação tem levado a conclusões surpreendentes da infecção por Candida que causam ataques após o fungo cobrir o coração gerando causando um ataque cardíaco.

Veja também:   Idosos: atenção aos dentes na terceira idade

Infecções vaginais são mais comuns hoje do que nunca e infelizmente em sua maioria não são totalmente curadas, já que normalmente os tratamentos são somente tópicos. Saiba que a Candidíase mesmo não sendo um DST (Doença Sexualmente Transmissível) pode ser transmitido através de relações sexuais para o parceiro que encontra-se com sistema imunológico debilitado.

A Candidíase geralmente interfere na digestão e a assimilação de vitaminas e minerais. Um grande número de idosos, pacientes com câncer, bem como aqueles indivíduos com HIV sofrem de deficiências nutricionais, porque o seu corpo é incapaz de absorver os nutrientes que ingerem.

Um grande número de pessoas são capazes de aproveitar  menos de 50% de seus alimentos, porque a Candida rouba os outros 50% para seu consumo. A Candida é um parasita que cria um conflito digestivo  criando um caos no intestino, resultando em doenças que deixaram um grande número de médicos sem noção de quais tratamentos  recomendar.

Pessoas com sistema imunológico enfraquecidos normalmente são  agravados pela presença do fungo da Candida, que produz em seu metabolismo das células dá dois perigosos subprodutos: o etanal e o etanol.

Um grande número de pessoas possuem deficiência de ferro devido à Candidíase. O fungo também proíbe a entrada de oxigênio nos tecidos. O etanol produzido pela Candida, é a principal causa de fadiga excessiva e redução da força e  resistência de pessoas infectadas por Candidíase. O etanol também destrói enzimas que são necessárias para o transporte de energia e libera radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento.

Tipos de Candidíase

Existem muitas infecções que são causadas por Candida, especialmente a espécie Candida Albicans, em várias partes do corpo.

Moniliasis ou Sapinhos

Este tipo de infecção oral, geralmente, ocorre quando há um excesso de produção de Candida Albicans. É também comum entre os portadores de dentaduras e ocorre para ambos muito jovens e idosos que estão se recuperando de uma doença ou ter um problema do sistema imunológico. Da mesma forma, as pessoas que estão experimentando a boca seca síndrome também são propensas a ter Candidíase.

Sintomas da Candidíase - O que é Candidíase?

A Candida pode ser acionado por um tratamento com antibióticos, o que diminui normal de bactérias na boca. Uma boa higiene oral é incentivado para prevenir a Candidíase. Dentaduras devem também ser removidas, especialmente antes de ir para a cama. Existem substitutos de saliva, bem como medicamentos prescritos que pode ser usado para tratar alguns casos graves de sapinhos.

Intertrigo

Esta é uma infecção que ocorre nas dobras da pele, mais comumente visto em indivíduos com excesso de peso. Vermelhidão e umidade na dobra da pele também são observados. Pequenas pústulas aparecem ao redor levantou áreas de pele inflamada e geralmente são preenchidos com pus ou pápulas em torno da área principal da vermelhidão. Da mesma forma, descamação, coceira e inchaço são também experientes.

Veja também:   HIV: Saiba mais sobre a batalha contra o vírus

Vulvovaginite

Esta é uma das mais comuns infecções por Candida, encontrado principalmente em mulheres. Os sintomas incluem inchaço e comichão na vagina junto com um grosso, branco ou creme de descarga. Há também dor durante a relação sexual. Há uma observados vermelhidão com erupções que muitas vezes se estende para a área da virilha. Vulvovaginite é dominante entre as mulheres grávidas e recorre frequentemente em mulheres que estão usando pílulas de controle de natalidade.

Os homens também podem sofrer de vulvovaginite e isso é indicado por uma inflamação que pode ser visto na cabeça do pênis. Não pode haver inchaço, e também vermelho pequeno pápulas ou pústulas, e, muitas vezes, uma sensação de queimação após a atividade sexual.

Candidíase de Fralda

Este é o tipo de infecção que normalmente é visto em bebês devido às fraldas erupções cutâneas. No entanto, ele não deve ser assumido que todas as erupções de fraldas são devidos à Candida. Há sinais e sintomas, tais como pequenos e frágeis pústulas, que são muitas vezes seco e, geralmente, com casca. Além disso, esta infecção é acompanhada por empresa avermelhada nódulos de 1 a 2cm na vulva ou nádegas. Há também nodular granulomatosa Candida ou granulomatosa gluteale infantum. Esta infecção geralmente desaparece ao longo do tempo.

Paronychia

Este é um exemplo de uma infecção por Candida que ocorre nas unhas. As pessoas que contratam estes tipos de infecções, geralmente, têm suas mãos em água ou manipular alimentos em uma base regular, como alimentos incentiva o crescimento de levedura de cerveja em mãos. As áreas ao redor das unhas são geralmente inchados sem as cutículas. Há também postural apuramento de resultados para unhas descoloração e muitas vezes causou a remoção da unha da base de dados. Isso também é chamado de lateral onicólise.

Candidíase Mucocutânea Crônica

Este é um exemplo de uma recorrente infecção por Candida que não responde a tratamentos médicos. Este é o tipo de infecção é visível na boca e na pele. Ele pode ser observada em lactentes e crianças. Ele é identificado pelo persistente oral erupções cutâneas que podem ser hipertrófica e produzir espessura de placa bacteriana na boca.

Crônica paronychia manifesta-se por vermelhidão ao redor das unhas dobras. Esta infecção é geralmente uma condição genética que é recessiva ou dominante. Ele também pode causar doenças endócrinas, como hipotireoidismo ou hipoparatireoidismo.

 

Artigos Relacionados